A demanda por profissionais qualificados em punção venosa e coleta de sangue tem aumentado consideravelmente, devido à intensidade da realização de exames por parte de pacientes que exigem maior rapidez na entrega dos resultados.

Por esse motivo o Colégio Tecx oferece o Curso de Punção Venosa e Qualidade e Eficiência na Coleta de Sangue, visando capacitar os profissionais que atuam nessa área.

Mas como é o curso? Quem é o público alvo? O que você aprende no curso? Confira as respostas para essas e outras perguntas na matéria especial que preparamos para você!

Objetivo do Curso:

O curso de aprimoramento profissional em Coleta de Sangue e Punção Venosa tem o objetivo de possibilitar que o aluno adquira uma qualificação profissional diferenciada, que lhe permitirá aprimorar-se profissionalmente, gerando novas oportunidades de trabalho, além de um grande diferencial curricular.

Sendo assim o curso visa à capacitação científica de profissionais e estudantes da área da saúde para que estes possam executar com conhecimento, competência e segurança as técnicas de punção venosa periférica, respeitando preceitos legais, éticos e de segurança.

Como o curso Funciona?

Este curso é prático, rápido e focado no desenvolvimento das habilidades necessárias para garantir a humanização e fidedignidade dos resultados dos exames e assegurar a sua segurança e a do paciente. Com uma carga horária de apenas 20 horas divididas em 5 sábados, o curso conta com ESTÁGIO EM LABORATÓRIO DE COLETA – o único em Guarulhos com esse tipo de estágio.

Nosso curso funciona como uma atualização visando garantir a qualidade, a eficiência e a confiabilidade dos serviços prestados pelos laboratórios. Aqui, iremos possibilitar o profissional da área da saúde, que certamente já tem um embasamento teórico e prático, a aprimorar e atualizar seus conhecimentos e práticas em punção venosa periférica ampliando ou revisando os conhecimentos adquiridos.

Público Alvo:

O curso se destina a Técnicos de Enfermagem, estudantes do curso Técnico de Enfermagem e acadêmicos de Enfermagem.

O que o aluno aprende no curso:

Em nosso curso, o aluno aprende:

  • O profissional de saúde na coleta de sangue: locais de atuação conforme Portaria vigente da Vigilância Sanitária.
  • Política Nacional de Humanização: princípios, diretrizes e métodos; acolhimento e escuta ativa; atendimento humanizado e acolhedor; ética, atitude colaborativa e valorização do trabalhador.
  • Direitos e deveres do paciente conforme legislação vigente: os impactos para a qualidade e eficiência na coleta de sangue.
  • Procedimento operacional padrão (POP): conceito, finalidade e impactos para a qualidade e eficiência na coleta.
  • Exames de sangue: tipos, classificações, necessidade e tempo de jejum, prescrição médica e/ou requisição de exames. Procedimentos para coleta de sangue Fase pré-analítica. Os erros da fase pré-analítica que impactam na qualidade das fases analítica e pós-analítica;
  • Sistema venoso: anatomia e fisiologia. Vias de administração; Teoria da punção; Dispositivos intravenosos; Biossegurança;
  • Qualidade e eficiência: conceitos e aplicação.

Colégio Tecx:

O Colégio Tecx (Centro Técnico de Ensino Profissionalizante) atua no mercado de educação desde 2003, oferecendo cursos profissionalizantes em diversas áreas do conhecimento.

Quer saber mais? Chama a gente no WhatsApp (11) 98926-1984 que vamos tirar todas as suas dúvidas.

Siga a gente nas nossas redes sociais: @colegiotecx

Colégio Tec-X

Fale Conosco!