Sempre em alta no mercado de trabalho, as profissões relacionadas à área da saúde têm ganhado ainda mais destaque. Um dos fatores que impacta nesse cenário é a pandemia da Covid-19, que evidenciou a constante demanda – muitas vezes não atendida – por profissionais da saúde das mais diversas especialidades. É o que mostra um estudo realizado pelo Linkedin, que aponta enfermeiros, radiologistas, farmacêuticos, médicos e psicólogos como algumas das categorias em destaque.

Alguns dos motivos que fazem a área de saúde ter tanta demanda, são problemas como doenças crônicas, o dia a dia de trabalho muitas vezes estressante vivido por muitas pessoas em nossa sociedade e a falta de cuidado das pessoas com a alimentação e exercícios físicos. Tudo isso aliado ao aumento da expectativa de vida faz com que existam mais necessidades por esse profissional.

A tendência de crescimento também pode ser constatada na pesquisa realizada pela empresa Educa Insights, divulgada em novembro do ano passado. A pesquisa, realizada com homens e mulheres das Classes A, B, C e D, com idades entre 17 e 50 anos apontou que 30% dos estudantes demonstraram a intenção de fazer um curso na área da Saúde.

Algumas profissões foram “potencializadas” pela pandemia da Covid-19. Uma das profissões de grande visibilidade no mercado de trabalho, atualmente é a do profissional enfermeiro, no Brasil e internacionalmente. A Enfermagem é promissora devido à alta taxa de empregabilidade. Muitos dos profissionais em atuação não possuem formação superior e trabalham como técnicos e auxiliares.

Além disso, pesquisas mostram que a enfermagem e a radiologia são ideais para quem busca para trabalhar com Saúde, seja pelo potencial do mercado, aumento da expectativa de vida da população, falta de mão de obra especializada ou pelo surgimento de novas áreas do conhecimento.

Essas áreas têm uma grande abrangência, portanto, existem grandes oportunidades para quem deseja trabalhar nesse setor. São muitas especializações disponíveis, por isso pessoas que se identificam com essas profissões têm um grande leque de opções.

Existem universidades e centros de estudo técnico que são referências na área da saúde no Brasil e na América Latina. Portanto, os profissionais formados aqui, são preparados com as mais modernas técnicas, permitindo que atuem dentro e fora do país, seja na pesquisa ou na prática.

As projeções para o futuro são otimistas para profissionais da área da saúde. Mesmo em situações de crise e instabilidade, o mercado de trabalho na área gera empregos e oportunidades, se mantendo aquecido independente dos fatores externos.

Colégio Tec-X

Fale Conosco!