Duração
24 meses

Carga horária
1.808 horas (1.208h teóricas e 600h de estágio curricular obrigatório)

Após os primeiros 15 meses de Curso, estando aprovado em todos os componentes curriculares, o aluno pode solicitar a Qualificação de Auxiliar de Enfermagem.

Documentos Necessários

  • Documento de Identidade (RG) - cópia simples;
  • CPF (apresentação do original);
  • Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio devidamente publicado no órgão competente (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
  • Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida, neste caso 3º ano do ensino médio (original).
  • 17 anos completos
  • Comprovante de Residência

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Técnico em Enfermagem

Em nosso curso o aluno tem aulas práticas em laboratório de enfermagem totalmente equipado e com materiais alinhados a necessidade real do mercado, com atividades focadas no desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessárias para o profissional Técnico de Enfermagem. Laboratório de informática equipado com computadores em redes.

Modernas salas de aula com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, a troca de experiências e informações.

Objetivo

Capacitar esses profissionais para a compreensão da necessidade de busca constante de novos métodos, técnicas e tecnologias, com a finalidade de realizar os atendimentos sem riscos; assumir postura profissional; reconhecer a relação humana como essencial no exercício das ações de enfermagem e atuar com responsabilidade e ética.

Mercado de Trabalho

O crescimento populacional, o aumento da expectativa de vida, a maior conscientização da população com relação à prevenção de doenças e a crescente preocupação com a saúde e bem-estar dos brasileiros nas últimas décadas ampliaram a demanda por serviços públicos e privados de saúde.

Diante dessa perspectiva de crescimento populacional e aumento da expectativa de vida, amplia-se o mercado de trabalho para profissionais do segmento saúde, com destaque para a área de Enfermagem e a formação técnica de nível médio é das mais promissoras em termos de possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.

Estágio

Os estágios são realizados nos grandes Hospitais de Guarulhos, Clinicas Médicas, UBS e Pronto atendimento e ainda em hospitais na cidade de São Paulo. O curso prevê 600 horas de estágio obrigatório, distribuídas em três momentos distintos. Será desenvolvido dentro do período em que o aluno se matriculou (manhã, tarde ou noite).

Importante: Em cumprimento à Lei nº 13.287, de 11 de maio de 2016, as alunas gestantes e as lactantes (que estão amamentando) não poderão frequentar o estágio profissional supervisionado, planejado para o curso Técnico em Enfermagem, podendo implicar na interrupção do curso.

Grade Curricular

Compõe a grade Curricular Teórica I:

Psicologia e Humanização;
Ética e Legislação;
Fisiologia Sistêmica e Clinica Médica;
Biossegurança e Fundamentos de Enfermagem;
Preparo e Administração de Medicamentos;
Matemática Aplicada;
Linguagens e Produção Textual;
Enfermagem e Saúde Coletiva;

ESTÁGIO I

Ações Educativas, Fundamentos de Enfermagem, Higiene e Conforto, Coleta de Materiais Biológicos e Planejamento da Assistência em Enfermagem.

Carga Horária

220h

Compõe a grade Curricular Teórica II

Assistência de Enfermagem em:

Clinica Cirúrgica;
Pronto Socorro;
Saúde da Mulher;
Pediatria;
Saúde do Idoso;
Centro de Diagnóstico;
Linguagens e Produção Textual

PROJETO INTEGRADOR I
ESTÁGIO II

Assistência de Enfermagem em Pronto Socorro, Pacientes no período Peri Operatório, Unidade Materno Infantil e Saúde do Idoso.

Carga Horária

180h
Obs.: Concluídas estas etapas o aluno pode solicitar a Certificação de Auxiliar de Enfermagem.

Compõe a grade Curricular Teórica III

Gestão e Qualidade na Assistência de Enfermagem;
Farmacologia Aplicada;
Assistência de Enfermagem em:
UTI;
Saúde Mental;
Paciente Oncológico;
UTI Neonatal;
Urgência e Emergência;
Linguagens e Produção Textual.

PROJETO INTEGRADOR II
ESTÁGIO III

Assistência de Enfermagem em Saúde Mental, Urgência e Emergência e Usuário em Estado Crítico de Saúde.

Carga Horária

200h

Material Didático

O material didático foi cuidadosamente escolhido pelo corpo docente e é composto de Livros Técnicos para Enfermagem – Editora Martinari.

Além dos livros didáticos é necessário que o aluno adquira os materiais para uso em laboratório e estágio:

  • Jaleco manga longa com o logotipo da Instituição de Ensino;
  • Caderneta para anotações;
  • Máscara N95;
  • Óculos de proteção;
  • Garrote
  • Tesoura inox ponta redonda
  • Luvas.

Coordenação

Profº Marina Raquel Roberto

Enfermeira Graduada pela Universidade de Guarulhos/2007;
Pós Graduada em Urgência e Emergência pela Universidade de Guarulhos/2010;
Pós Graduada em Docência Ensino Médio, Técnico e Superior na área da Saúde pela Faculdade de Conchas/2014.

Dúvidas Frequentes

O curso é reconhecido pelo MEC?
O MEC reconhece cursos apenas de nível superior, as escolas de educação profissional são de responsabilidade das Diretorias de Ensino Regionais. Os planos de cursos e Autorização de funcionamento do Colégio TEC-X são publicados e Homologados pela Diretoria de Ensino Guarulhos-Sul. Autorização de Funcionamento – PORTARIA de 28/09/2004 Publicada D.O.E 29/09/2004
O que é necessário para me matricular no curso de enfermagem?
Para iniciar a fase auxiliar em enfermagem o aluno deve ter 17 anos completos e ensino fundamental. Para iniciar a fase técnico em enfermagem, o aluno deve ter 18 anos, ensino médio completo ou estar cursando o terceiro ano
Após concluir a fase de auxiliar em enfermagem já posso trabalhar na área?
Sim. Após solicitar sua documentação na escola o aluno deve tirar junto ao COREN a sua carteira profissional de Auxiliar em Enfermagem.
Qual a formação dos professores?
Todos os nossos professores são graduados em sua área especifica e com especialização em Docência.
O curso possui material Didático?
Sim. O material didático deve ser adquirido no ato da matricula ou durante o primeiro mês de aula.
O curso oferece aulas práticas e estágio?
Sim. As aulas práticas acontecem no laboratório do Colégio e o estágio curricular é obrigatório é realizado nas Instituições de saúde conveniadas (clinicas, posto de saúde e Hospitais).
São Quantas horas de estágio?
O aluno deverá cumprir 400 horas de estágio na fase auxiliar e 200 horas de estagio na fase técnico.
O estágio é responsabilidade da escola?
A escola oferece as vagas para o aluno estagiar em hospitais e clínicas, mas responsabilidade do estágio é do aluno.
Estou vindo de outra escola, posso me matricular no Colégio TEC-X e eliminar disciplinas que já cursei?
É necessário que o aluno traga copia do Histórico Escolar para análise das disciplinas cursadas e carga horária. Se a grade for compatível com a nossa e o aluno não estiver afastado do curso a mais de 01 ano poderá ser feito aproveitamento de estudos.
Após o Término do curso como devo proceder para retirar meu registro profissional?
Depois de finalizado teoria e estagio o aluno deve solicitar seus documentos escolares na Secretaria do Colégio e aguardar de 30 á 45 dias uteis para a publicação de sua documentação no GDAE. De posse dessa documentação deverá dirigir-se ao COREN Conselho Regional de Enfermagem e solicitar seu registro profissional.

Matrícula