Duração
18 meses

Carga horária
1.600 horas (1.200h teóricas e 400h de estágio curricular obrigatório)

Documentos Necessários

  • Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
  • CPF (apresentação do original);
  • Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio devidamente publicado no órgão competente (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada); ou
  • Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (original).
  • 18 anos completos
  • Comprovante de Residência

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Técnico em Radiologia

O aluno do curso tem aulas praticas em laboratório totalmente equipado desde o inicio das aulas e são encaminhados para estagio já no primeiro módulo a fim de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Contamos com duas unidades escolares, uma Biblioteca com excelente acervo bibliográfico na área de Radiodiagnóstico e sala de estudos com computadores para pesquisa.

Laboratório de informática equipado com computadores em rede com os ambientes educacionais de radiologia. Modernas salas de aula com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente – para o aprendizado específico, a troca de experiências e informações.

Objetivo

Habilitar o aluno para atuar na aquisição de imagens bem como no reconhecimento das características dos equipamentos analógicos, digitais e procedimentos utilizados no processamento das respectivas imagens;

Preparar o aluno no reconhecimento normas de radioproteção da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária e na correta aplicação das normas de biossegurança e proteção radiológica.

Mercado de Trabalho

O setor de imagem radiológica é essencial dentro do sistema de saúde, tendo papel fundamental na detecção e diagnósticos precoces das doenças, o que afeta significativamente no tratamento e sobrevida de pacientes.

Na atualidade é um dos setores que mais investe em novas tecnologias, equipamentos e consequentemente em mão de obra qualificada. Para atender essa demanda, nós nos preocupamos em manter atualizados os equipamentos, os acervos de pesquisa dos alunos e o corpo docente de modo a qualificar e formar o profissional que o mercado espera.

Estágio

O estágio curricular obrigatório é uma constante preocupação do colégio TEC-X, pois é nesse momento que o aluno tem o seu primeiro contato com o ambiente profissional e com suas expectativas com a profissão.

Sempre atento a essa necessidade do aluno, os estágios são realizados nos grandes Hospitais de Guarulhos, Clinicas Médicas, UBS e Pronto atendimento também do município e ainda em hospitais na cidade de São Paulo.

O grande diferencial é a disponibilidade de horários e locais de estágios.

Grade Curricular

Compõe a grade curricular o seguinte conteúdo

  • Anatomia;
  • Radiologia Convenciona e Técnicas Radiológicas;
  • Patologia;
  • Ética e Psicologia;
  • Física radiológica;
  • Proteção Radiológica;
  • Interpretação de Imagens;
  • Conceitos de Enfermagem Aplicados a Radiologia;

Ainda pensando na melhor formação e sabendo que Radiologia tem vários segmentos para que o profissional se especialize o Colégio TEC-X tem em sua grade Introdução a segmentos específicos como:

  • Tomografia Computadoriza e Ressonancia Magnética;
  • Mamografia e Densitometria Óssea;
  • Ressonância Magnética;
  • Radioterapia e Medicina Nuclear;
  • Radiologia Odontológica e Veterinária.

Material Didático

O material didático é composto por livros exclusivos produzidos por profissionais qualificados e parceiros do Colégio TECX e publicados e registrados pela Editora Polo Printer

Coordenação

Profº Valdeci Silva

Técnico em Radiologia pelo Colégio São Camilo/1988;
Tecnólogo em Radiologia pela Uninove/2010;
Pós Graduação em Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior na área da Saúde pela Faculdade Brasil/2015
Atuante em Serviço de Diagnóstico por Imagem, Tomografia e Radiologia Veterinária;
Docente desde 1996.

Dúvidas Frequentes

O curso é reconhecido pelo MEC?
O MEC reconhece cursos apenas de nível superior, as escolas de educação profissional são de responsabilidade das Diretorias de Ensino Regionais. Os planos de cursos e Autorização de funcionamento do Colégio TEC-X são publicados e Homologados pela Diretoria de Ensino Guarulhos-Sul. Autorização de Funcionamento – PORTARIA de 28/09/2004 Publicada D.O.E 29/09/2004
Qual a idade para iniciar o curso?
Obrigatoriamente o candidato deve ter 18 anos e ensino médio completo.
Qual a formação dos professores?
Todos os nossos professores são graduados em sua área especifica e com especialização em Docência.
O curso possui material Didático?
Sim. O material didático deve ser adquirido no ato da matricula ou durante o primeiro mês de aula.
O curso oferece aulas práticas e estágio?
Sim. As aulas práticas acontecem no laboratório do Colégio e o estágio curricular é obrigatório é realizado nas Instituições de saúde conveniadas.
São Quantas horas de estágio?
O aluno deverá cumprir 400 horas de estagio.
Tenho que cumprir o estágio até o final do curso?
Não necessariamente. O aluno deve cumprir toda a carga horária de estagio e teoria no máximo em até 03 anos após a data de início do curso.
O estágio é responsabilidade da escola?
A escola oferece as vagas para o aluno estagiar em hospitais e clínicas, mas responsabilidade do estágio é do aluno
O Técnico em Radiologia pode adquirir alguma doença devido à radiação?
Não. O técnico em Radiologia não fica exposto a radiação durante o período de trabalho, considerando o uso apropriado de EPI´S como avental de chumbo, protetor de tireóide, dosímetro etc. Na grade curricular do curso o aluno terá a disciplina de Proteção Radiológica onde aprenderá todos os conceitos e pratica relacionados a proteção.
O campo de trabalho é restrito para as mulheres?
Não. O campo de trabalho depende da aplicação do aluno  e de seu desempenho, sendo ainda muito propício o campo de Mamografia para as alunas.
Caso eu fique grávida, posso frequentar as aulas?
Sim. Fica restrito a aluna grávida apenas o estagio curricular, que poderá ser cumprido após o período gestacional.
Estou vindo de outra escola, posso me matricular no Colégio TEC-X e eliminar disciplinas que já cursei?
É necessário que o aluno traga copia do Histórico Escolar para análise das disciplinas cursadas e carga horária. Se a grade for compatível com a nossa e o aluno não estiver afastado do curso a mais de 01 ano poderá ser feito aproveitamento de estudos.
Após o Término do curso como devo proceder para retirar meu registro profissional?
Depois de finalizado teoria e estagio o aluno deve solicitar seus documentos escolares na Secretaria do Colégio e aguardar de 30 á 45 dias uteis para a publicação de sua documentação no GDAE. De posse dessa documentação deverá dirigir-se ao CRTR Conselho Regional de Técnicos em Radiologia e solicitar seu registro profissional.

Matrícula