Duração
4 meses

Carga horária
240 horas

Documentos Necessários
Curso ofertado para Auxiliares e Técnicos em Enfermagem.

  • Documento de Identidade (RG) (cópia simples);
  • CPF (apresentação do original);
  • Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Curso Auxiliar ou Técnico em Enfermagem devidamente publicado no órgão competente (apresentação do original e cópia simples ou cópia autenticada);
  • Comprovante de Residência

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho

A especialização Técnica em Enfermagem do trabalho visa à adequação do Técnico de Enfermagem ao novo paradigma do mundo de trabalho cada vez mais exigente e priorizando os valores estéticos, políticos e éticos.

O profissional formado nesse curso poderá atuar em equipes multiprofissionais, sob supervisão, em empresas privadas e públicas, incluindo os órgãos oficiais, como integrante dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), participando dos projetos de educação do trabalhador, em especial, os programas de prevenção de doença e promoção da saúde.

Objetivo

O objetivo do curso é preparar o profissional de Enfermagem para atender a demanda das instituições privadas e públicas, que possuam trabalhadores regidos pela CLT.

O currículo do curso foi planejado e estruturado com o objetivo de criar situações que levem o aluno a articular os conhecimentos, habilidades e valores de forma a tomar decisões com responsabilidade e competências, bem como favorecer a autonomia para o trabalho em equipe com criatividade e flexibilidade nas diferentes situações.

Mercado de Trabalho

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 4, anexa a Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho, os serviços devem manter equipes multiprofissionais, incluindo nesta equipe os profissionais de enfermagem, visando à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, colocando em prática ações que envolvam a promoção, a reabilitação e a vigilância na área da saúde do trabalhador.  Para atender as exigências da legislação de proteção e saúde do trabalhador a demanda das empresas por Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Trabalho teve um aumento significativo nos últimos anos.

Estágio

Para o envolvimento do aluno no curso e nas situações reais de aprendizagem será desenvolvido um projeto com estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos.

Visando o aperfeiçoamento desse projeto serão realizadas 24 horas de visitas técnicas em empresas e contato com especialistas na área.

Grade Curricular

Compõe a grade curricular o seguinte conteúdo:

Saúde, Doenças Ocupacionais, Toxicologia, Epidemiologia, Biossegurança e Estatística do Trabalho;
Noções de Ergonomia e Fisiologia do Trabalho;
Organização do Serviço Ocupacional e Enfermagem do Trabalho;
Segurança, Higiene do Trabalho e Saneamento do Meio;
Ética e Legislação Aplicada ao Trabalho;
Psicologia e Sociologia Aplicada ao Trabalho;

Material Didático

Material em Xerox

Matrícula