Estágio em enfermagem

O estágio em enfermagem compreende desde ações educativas, fundamentos da enfermagem baseado nos cuidados e o planejamento da assistência em enfermagem.

No Brasil, os estágios estão baseados na lei nº 11788, de 25 de novembro de 2008 e devem proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares.

A importância no estágio em enfermagem

Aos alunos no desempenho de suas ações em período de estágio, é orientado que deve-se observar o cliente como o todo, desde o psíquico ao físico, que os cuidados sejam baseados de forma coerentes e especificas, sem causar danos e prejuízos ao cliente ou a Instituição.

Vários fatores contribuem a favor do cuidado, tais como:

  • Infra estrutura do campo concedente de estágio,
  • Aceitação por parte da equipe receptora,
  • Recursos materiais (como insumos e equipamentos),
  • Oportunidade e facilitação dos procedimentos de rotina diários.

Para que os procedimentos ocorram de forma segura ao paciente e ao aluno, sempre existirá um supervisor do campo de estágio que facilitará o processo de preparo, a aplicabilidade da técnica, e a observação pós procedimento, descarte e organização da unidade.

O papel do aluno em campo de estágio

Além de associar o aprendizado teórico na prática, desenvolvendo destreza, manuseio e agilidade o aluno colabora com a instituição minimizando tempo de espera, auxiliando em exames diagnósticos, colaborando com as rotinas diárias, e o principal, mostrando sua capacidade profissional, que vai desde a postura com sua apresentação pessoal, responsabilidade, pró atividade, equilíbrio emocional, relação interpessoal com equipe e cliente, e desempenho nas técnicas.

É importante que o aluno desde sua formação e principalmente em campo de estágio, compreenda que ele é seu maior cartão de visita, que em campo de estágio é onde encontra a maior e melhor oportunidade de mostrar seu perfil profissional, pois é observado por gestores e coordenadores para possíveis vagas na Instituição, que sua passagem e seu perfil deixem marcas positivas, capazes de gerar oportunidade do primeiro emprego e credibilidade para a Instituição de Ensino.

O papel da Instituição de Ensino em campo de estágio

O principal objetivo da Instituição de Ensino é formar um aluno critico de suas ações práticas, reflexivo do cuidar e habilidoso no proceder.

Disponibilizar ao aluno o apoio do supervisor de estágio para resolução de dúvidas, conflitos e problemáticas que possam ocorrer;

Oportunizar a equipe de estágio um ambiente de colaboratividade, compromisso, reciprocidade e compartilhamento;

Sendo assim teremos profissionais qualificados e capacitados, preocupados com suas competências e contextualizados com sua eficiência para a prática profissional.

Colégio Tec-X

Fale Conosco!